News

6/recent/ticker-posts

Mutirão da Cidadania

O Mutirão da Cidadania promovido pelo Governo do Estado e a prefeitura de Curitiba está ofertando mais de 200 serviços públicos gratuitos

Sem burocracia na Regional Fazendinha/Portão. A vice-governadora, Cida Borghetti, acompanhada do prefeito Rafael Greca, visitou nesta sexta-feira (23) os estandes desta oitava edição, que deve realizar cerca de 50 mil atendimentos.


“Os mutirões são um sucesso absoluto com ofertas de serviços essenciais a toda a população. O Governo do Estado tem dado apoio incondicional ao município e não poderíamos ficar de fora desta iniciativa em prol da cidadania. Uma união do bem entre o Estado e a prefeitura”, afirmou Cida, lembrando que na semana passada a feira de serviços foi realizada em Londrina, na primeira edição do Interior.
A ação na Regional Fazendinha/Portão se encerra neste sábado (24) e aproximou serviços públicos estaduais e municipais de aproximadamente 250 mil pessoas que vivem nesta regional, que abrange os bairros Água Verde, Portão, Vila Izabel, Santa Quitéria, Guaíra, Parolin, Seminário e Fazendinha.
Apesar desta ação fazer parte da programação do aniversário de 325 anos de Curitiba, o prefeito Rafael Greca afirmou que os mutirões devem acontecer todos os anos. “É uma grande ocasião do governo estar onde o povo está. Falta apenas o mutirão do Pinheirinho, que vai acontecer na próxima semana. A nossa ideia é repetir a ação todos os anos”, afirmou Greca.
Nos sete mutirões anteriores, que aconteceram no Bairro Novo, Cajuru, CIC, Tatuquara, Boqueirão, Santa Felicidade e Boa Vista a prefeitura registrou quase 300 mil atendimentos realizados. Os serviços são abertos a toda a população da capital e Região Metropolitana.
SERVIÇOS – Durante os três dias do Mutirão da Cidadania são ofertados encaminhamentos para vagas de emprego, cadastramento de estudantes para a rede pública de ensino, realização de cadastro único em programas sociais, além de atendimentos das secretarias de Estado da Família e Desenvolvimento Social, da Saúde, Copel, Sanepar e Polícia Militar. O local também oferta atividades culturais, de esporte e lazer.
IDENTIDADE Entre os serviços mais procurados estão à emissão de carteira de identidade e de carteira de trabalho. No evento, o Instituto de Identificação está funcionando com horário estendido e atendendo além das 400 senhas distribuídas na quintae nestasexta. No sábado serão distribuídas mais 300 senhas. A regional já possui posto fixo para este serviço.
Também são realizados atendimentos na área da saúde com testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C, aferição de pressão, teste de glicemia, além de orientações e cadastro de doação de medula óssea (Hemepar).
Para o administrador da Regional Portão/Fazendinha, Gerson Gunha, o evento traz facilidade e agilidade no atendimento. “Sabemos da dificuldade que as pessoas têm de deslocamento para conseguir esses serviços em endereços diferentes. Reunimos tudo neste local e temos um benefício extra ao estar próximo ao terminal. Os usuários que utilizarem o transporte coletivo poderão permanecer no mutirão por duas horas e retornar com a mesma passagem de ônibus”, afirmou.
Os moradores também contam com outros serviços, que incluem atendimento de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no Sine Móvel e atendimento de mulheres no Ônibus Lilás.
INVESTIMENTOS - Atuando em parceria, Governo do Paraná e prefeitura de Curitiba iniciaram uma série de ações na saúde, transporte coletivo, proteção social e modernização da infraestrutura viária, que recebeu reforço de R$ 120 milhões de recursos para a pavimentação da cidade.
Os convênios firmados preveem a repavimentação de 260 ruas da capital, numa extensão de aproximadamente 160 km. Algumas obras já estão em andamento. Outros investimentos foram realizados em hospitais, unidades de saúde, escolas, e ações da Copel e Sanepar investidos em Curitiba e região.
PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário especial de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno; o deputado federal Luciano Ducci; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o presidente da Câmara de Curitiba, o vereador Serginho do Posto; o vereador Colpani, o padre Reginaldo Manzotti, além de funcionários e morados da região.

Postar um comentário

0 Comentários