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FALTA DE ÁGUA EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

CURITIBA | ARAUCÁRIA | FAZENDA RIO GRANDE | SÃO JOSÉ DOS PINHAIS | TIJUCAS DO SUL | PINHAIS - 19/05 A 24/05


  • A Sanepar inicia na segunda-feira (18) novo sistema de rodízio no fornecimento de água em Curitiba e região metropolitana. Além de incorporar novas localidades, a mudança prevê também a antecipação do horário inicial do rodízio, para as 16 horas, com a escala de encerramento prevista para as 16 horas do dia seguinte e um período de até 12 horas para normalização.

    As mudanças ocorrem em função do agravamento da crise hídrica no estado com a frustração da expectativa de chuvas na última semana e também ao cumprimento do decreto estadual 4626/2020  que instituiu "Situação de Emergência  Hídrica" em todo o Paraná por 180 dias. Veja o cronograma abaixo.

    A análise técnica diária continuará sendo mantida pela Sanepar para definir outras ações de mitigação da seca severa incluindo novos mecanismos de captação de água e até mesmo a antecipação de obras que melhoram a performance do sistema.

    O horário de término do rodízio não representa o retorno imediato da água. O abastecimento é retomado, gradativamente, após a reabertura, para evitar alta pressão e rompimento de rede.

    É possível consultar o mapa para saber a região afetada todos os dias. Na tabela, quando houver repetição do nome de bairros, tratam-se de regiões diferentes no mesmo bairro.


Sanepar, no município de Pinhais, localizado na Grande Curitiba, PR.

USO RACIONAL


  • A orientação é que os moradores façam uso racional da água, atentando para os hábitos de higiene, principalmente para a prevenção do coronavírus (Covid-19). A prioridade deve ser alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar carros, calçadas, regar jardins, devem ser adiadas para quando passar o período de estiagem.


 DICAS DE CONSUMO 

• Neste período atividades como lavar carros e calçadas devem ser evitadas. Outras dicas são:
• Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
• A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
• A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
• Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
• Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
• Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.



CAIXA D´ÁGUA


  • Só ficarão sem água durante este período os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar recomenda que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.

    A orientação é evitar desperdícios, priorizando o uso da água para higiene pessoal e alimentação. A Sanepar conta com a colaboração de todos!


 AVISOS POR SMS


  • A Sanepar envia SMS (mensagem de texto para o celular) com avisos de falta d´água e outras orientações aos clientes que cadastrarem o seu telefone e autorizarem o envio das mensagens. A atualização dos dados cadastrais pode ser feita no no aplicativo Sanepar Mobile ou no site (na aba Clientes – Outros Serviços – Atualização Cadastral). Para qualquer acesso, o cliente precisa do número da matrícula do imóvel.

    Atualmente, no Estado, cerca de 2 milhões de clientes já cadastrados para receber avisos em seu telefone celular.



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